Museu de História e Ciências Naturais

Bom dia! Hoje é domingo, 24 de Setembro de 2017

...voltarNossos Projetos - Ponto de Cultura Estação Digital

Trata-se de um projeto que está em fase final de execução do convênio com o Governo do Estado de Minas e com o Ministério da Cultura. Foi realizado em três municípios, tem sua sede em Além Paraíba, no Museu de História e Ciências Naturais, onde foi realizado curso teórico e prático de introdução ao vídeo-documentário como instrumento de comunicação popular. Nas cidades de Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande o curso ministrado foi o audiovisual. É importante destacar que o uso do audiovisual, do teatro, da música e da dança, aliado às aulas de história regional, contribuiram para dinamizar as atividades culturais. O projeto contou com oficinas de roteiro, filmagem, iluminação, edição, animação, história em quadrinhos, interpretação teatral, música, dança, uso de softwares livres para acesso à internet e cursos de Linux. Destaca-se que o referido projeto é um grande transmissor de conhecimento em cada um dos municípios atendidos. Tendo como foco principal os alunos da rede pública do segundo segmento do ensino fundamental regular (6ª a 9ª série) visando uma melhoria do aprendizado e rendimento escolar, sendo uma extensão das atividades escolares – extracurricular – e um ponto de referência para a comunidade que não consegue nenhum espaço para poder aprender e mostrar a sua arte.

O projeto é realizado em parceria com o Grupo Teatral Evolução.

Assista ao vídeo da apresentação da Peça "O Imaginário da Forma"

Em 2014, com a aprovação de um projeto e o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, o projeto está oferecendo oficinas de audiovisual para alunos da rede pública de ensino das cidades de Além Paraíba, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro. Até o mês de novembro de 2014 serão produzidos 20 curtas-metragens com as mais diversas temáticas e que participarão de um Festival no dia 29 de novembro no Cine Teatro Brasil.

© Museu de História e Ciências Naturais - 1993 / 2017 - Todos os Direitos Reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer