Museu de História e Ciências Naturais

Bom dia! Hoje é segunda-feira, 24 de Julho de 2017

...voltarNotícias

Museu aprova projeto no Programa Filme em Minas

 

Conheça algumas histórias sobre os contemplados e seus projetos

 11 de Novembro de 2014

 

Entre nomes já consagrados e profissionais no início de carreira, o edital Filme em Minas 2014 premiou 34 proponentes. Dezenove deles receberam o benefício do incentivo pela primeira vez.

É o caso da empresa 88 Produções Artísticas e Audiovisuais, que ganhou pela primeira vez o edital, com o projeto “Baixo Centro”, na categoria de Produção de Longas-Metragens. Por conseguinte, os diretores Samuel Marotta e Ewerton Belico também foram selecionados pela primeira vez e, com essa produção, Belico inaugura sua carreira como diretor.

Na categoria Produção de Curtas e Médias-metragens, 7 dos projetos contemplados ganharam pela primeira vez o Filme em Minas. Destaque para os três proponentes do interior do estado: Maria Xavier de Lima, de Poços de Caldas; Jair Moreira Rodrigues, residente em Uberlândia e Leandro Marcos Martins, que mora em Caratinga, foram contemplados pelos seus respectivos trabalhos: “Minas Hotel”, “Transfamílias” e “O cineasta”.

 No outro extremo, cineastas, já reconhecidos no âmbito, também ganharam mais fôlego para suas carreiras com a aprovação de propostas no Filme em Minas. Um desses exemplos é o projeto “Vênus”, do diretor Sávio Leite, contemplado na categoria curtas e médias metragens. Sávio já teve seus trabalhos apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Também foi nominado três vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador e Armênia, além de outros no Brasil. É fundador e um dos diretores da Múmia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação.

 A produtora Filmes de Plástico, que já teve filmes selecionados para mais de 200 festivais de cinema no Brasil e no mundo, também está na lista dos aprovados deste edital, com o longa “Temporada”. Além disso, a produtora ganhou mais de 50 prêmios em festivais como: Festival de Cannes (Quinzena dos Realizadores – França); Cartagena (Colômbia); IndieLisboa; Janela Internacional de Cinema de Recife (Brasil); Glasgow Film Festival (Escócia); Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro (Brasil); dentre outros.

 Também cabe destaque ao projeto “A Noiva da Cidade”, contemplado na categoria Publicações, Preservação e Memória, que zela pela valorização do patrimônio audiovisual mineiro. Proposto pelo Museu de História e Ciências Naturais da cidade de Além Paraíba, prevê a preservação e tratamento digital do filme “A Noiva da Cidade” (1975/76) dirigido por Alex Viany e tem o roteiro e argumento assinado por Humberto Mauro.

 

Fonte: http://www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/1961-conheca-algumas-historias-sobre-os-contemplados-e-seus-projetos



Outras Notícias...

© Museu de História e Ciências Naturais - 1993 / 2017 - Todos os Direitos Reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer