Museu de História e Ciências Naturais

Boa madrugada! Hoje é segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

...voltarNotícias

Obras no patrimônio histórico

O Museu de História e Ciências Naturais está começando a realizar um importante projeto de preservação da memória e do patrimônio histórico da cidade de Além Paraíba: a recuperação de parte da Estação Ferroviária de Porto Novo.
São recursos financeiros do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, aprovados através do Sistema de Convênios do Governo Federal - SICONV no valor de R$ 265.331,40 (duzentos e sessenta e cinco mil trezentos e trinta e um reais e quarenta centavos). São recursos públicos da União contribuindo na preservação patrimônio histórico da cidade de Além Paraíba.
O projeto foi apresentado em 2014, e contou com o apoio do então Secretário de Esporte, Lazer e Turismo Sr. Pablo Costa Borges, que foi um importante articulador junto ao Gabinete da Deputada Federal Margarida Salomão de Juiz de Fora/MG, que acolheu o projeto e contribuiu em Brasília/DF para que os recursos federais pudessem ser descentralizados e chegassem até a nossa cidade através de uma instituição cultural do terceiro setor. O Gabinete da Deputada Margarida Salomão contribuiu em vários momentos para que o projeto pudesse se tornar realidade, inclusive através de seu Gabinete na cidade de Juiz de Fora através da Assessora Laiz Perrut Marendino que atendeu sempre prontamente aos nossos pedidos encaminhando-os a Exma. Sra. Deputada Margarida Salomão, para que o projeto saísse do papel.
A Secretaria de Estado de Cultura através do Sub-Secretário Estadual de Cultura Sr. Bernardo Novais da Mata Machado, também está empenhada em contribuir na renovação do acervo de livros através de seu programa de doação de livros para Biblioteca mineira e ainda vai contribuir na articulação junto à Biblioteca Nacional.
O projeto como um todo, irá recuperar parte da Estação de Porto Novo, seu telhado, recuperar o foro (hoje quase todo danificado), pintura interna e externa, instalação de acessibilidade no prédio, integração das atividades ora realizadas no CEFEC com o Museu, instalação de um mezanino em parte do prédio visando entre outras razões ampliar o trabalho de Arquivo Histórico que o Museu vem realizando atualmente. Irá instalar computadores para acesso à internet (projeto que provavelmente vai ter como patrocinador a empresa Sumicyt) para pesquisas, entre outras ações (em parceria com a Fundação Banco do Brasil) ampliar as peças em exposição do Museu e revitalizar as peças do CEFEC, visando desta forma se consolidar em um importante centro cultural, agora não apenas para visitação, mas também para pesquisa e leitura. Entre outras razões a cidade volta a ganhar com o projeto uma biblioteca, gratuita, acessível e disponível para a população e um de seus mais belos prédios históricos preservados.
Registramos também aqui nosso agradecimento a Prefeitura de Além Paraíba que tem nos atendido nas solicitações de apoio para que o projeto venha ser realizado, como a retirada dos livros e um local para que os mesmos pudessem ser guardados, em especial a Sra. Nilcimar Quindeler e ao Roberto Filgueiras. Além do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Fernando Lúcio Donzelles e a Srecretaria de Obras que atendeu ao pedido de poda das árvores da frente da Estação Ferroviária para que a obra pudesse acontecer.
A Diretoria do Museu de História e Ciências Naturais agradece a todos que contribuíram e que ainda irão contribuir com esse importante projeto cultural para a nossa cidade.

Outras Notícias...

© Museu de História e Ciências Naturais - 1993 / 2017 - Todos os Direitos Reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer