O projeto representou uma sobrevida ao acervo jornalístico depositada a décadas no arquivo do Museu de História e Ciências Naturais pela administração municipal. Já se tratava de um acervo com graves problemas de pragas, e que a entidade responsável pela guarda do acervo já vinha buscando recursos e parcerias para que as edições dos jornais pudessem passar por um processo de 100% de digitalização de seu acervo. Como o projeto não foi aprovado em sua totalidade, o projeto teve que se adequar a realidade dos recursos financeiros liberados, tendo que abrir mão neste primeiro momento de realizar a digitalização de parte do acervo de processo antigos da Comarca de Além Paraíba.
Mesmo assim, o projeto envolveu todos os esforços possíveis, inclusive trabalhando com voluntários para que pudesse alcançar o objetivo de digitalização e guarda do acervo fotográfico depositado na entidade, um ganho significativo para a proposta. Em futuros projetos, iremos propor a sua identificação, proposta sugerida pelo Arquivo Público Mineiro, que orientou a base de digitalização do acervo, conforme solicitado pela CTAP e acatado pela entidade proponente.
O Museu definiu seguir o padrão adotado pelo Arquivo Público Mineiro para a difusão e suporte do acervo para consulta pública. Também, seguindo orientação do referido órgão, foi produzindo um índice analítico com os dados do acervo, levando em conta o seu estado de conservação e as possibilidades de acesso físico do mesmo pela população.
O acervo de jornais, também está 100% digitalizado (não tratado pois não era objetivo do projeto e nem haviam recursos disponíveis). O banco de dados do acervo estará sendo elaborado ao longo do ano de 2017, visando facilitar o seu acesso para a população e pesquisas, através de parcerias.
Foram digitalizados os seguintes periódicos:
A partir de agora, estaremos buscando recursos para o seu tratamento de forma a tornar o acesso aos arquivos digitalizados mais fácil e ágil.
O acervo fotográfico já está todo acondicionado corretamente, seguindo as orientações do Arquivo Público Mineiro, em caixas com ph neutro e photo bags para acondicionamento das fotos, um diferencial para o trabalho de preservação dos originais.
Os jornais além de passarem pelo processo de digitalização, também passaram por um processo de identificação de danos que os mesmos apresentam e das reais possibilidades de acesso físico do mesmo para futuras pesquisas. O que foi proposto pela entidade no projeto está implantando, no momento a entidade está franqueando o acesso da população aos resultados do projeto através de um terminal de computador em sua sede, mediante agendamento prévio.
O projeto foi realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e as prestações de contas encontram-se a disposição de qualquer cidadão na sede do Museu. Em breve os dados das prestações de contas estarão disponíveis no ícone transparência no site da entidade.