Museu de História e Ciências Naturais

Boa tarde! Hoje é segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

...voltarNotícias

Resultado Edital de Curta-metragem


1º PRÊMIO CULTURAL DE CURTA-METRAGEM DE BAIXO ORÇAMENTO - PONTO DE CULTURA ESTAÇÃO DIGITAL

Os contemplados abaixo relacionados e seus projetos selecionados, tendem a cumprir ações da Lei Aldir Blanc/SECULTMG Edital Pontos de Cultura Pessoa Jurídica/Microprojetos, no atendimento de profissionais da cultura ligados a cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro (conforme item 1.2 do edital), e que foram afetados pela pandemia de COVID-19. A equipe que fez a seleção dos projetos, procurou descentralizar os recursos, onde foram contempladas 50% das propostas entre agentes culturais que não tem nenhuma ação desenvolvida no audiovisual, conforme previsto no edital, visando desta forma, atender tanto a profissionais que já tem algum projeto audiovisual desenvolvido (50%), como aqueles iniciantes (50%). Foram recebidas propostas superiores ao número de projetos disponíveis e ao valor disponibilizado para o desenvolvimento dos Microprojetos, tendo sido necessária a seleção, pontuação e a montagem de uma lista tanto com as propostas selecionadas, como os projetos suplentes. 

 

A seleção levou em conta, além do currículo e da proposta audiovisual apresentada, se o(a) inscrito(a) foi contemplado(a) com recursos da Lei Aldir Blanc no município de Além Paraíba/MG ou no Estado de Minas Gerais, visando garantir um maior acesso dos recursos por todos e não havendo desta forma, concentração de recursos na mão de poucos contemplados. 

 

Critérios de Avaliação: 

      I.         Especificação da proposta: 3 pontos

     II.        Conteúdo do projeto (impacto cultural/social): 3 pontos

 III.  Será realizado em condições de isolamento social e observa às condições de segurança por conta da COVID19: 3 pontos

   IV.         Não foi contemplado na LAB Estado e/ou Município: 1 ponto

 

Esta proposta foi realizada por meio de edital, afim de evitar o direcionamento dos recursos sem nenhum tipo de critério. Foram contemplados dessa forma: 50% de projetos de agentes culturais ligados ao audiovisual e 50% de projetos de agentes culturais iniciantes no audiovisual. 

Todos os projetos incentivados deverão observar que deverá ser realizada a produção de um curta-metragem INÉDITO, produzido em condições de isolamento social, contando com uma estrutura mais simplificada de produção – as filmagens podem ser feitas inclusive por meio de aparelhos celulares. E que devem ser observadas todas as questões de segurança da equipe envolvida no que diz respeito a pandemia de COVID-19 e ao Decreto nº 6.545, de 24 de janeiro de 2021, publicado pela Prefeitura de Além Paraíba.

 

Os projetos contemplados receberão um kit com álcool 70% e máscaras de proteção em razão da pandemia de COVID-19.

 

Tão logo os curtas venham a ser finalizados, deverão ser o mesmos entregues em formato digital, para que possa ser postado no canal do Youtube do Ponto de Cultura Estação Digital. 

 

Para os iniciantes e os demais contemplados, estaremos disponibilizando 05 (cinco) oficinas virtuais visando trazer conhecimento e técnica para ajudar na produção dos curtas-metragens.

 

Os projetos suplentes, poderão ser realizados, a medida que algum dos contemplados não venha a cumprir os requisitos necessários para a formalização dos Termos de Fomento, sendo observado a lista dos Suplentes na ordem em que a mesma está publicada. 

 

Quaisquer esclarecimentos podem ser solicitados exclusivamente através do e-mail: premiocurtametragem2021@gmail.com no prazo máximo de até 02 dias úteis, após a publicação dos comtemplados no site do Museu (www.museuhcnaturais.org.br). Os questionamentos serão respondidos observado a ordem de chegada, o prazo acima informado para os questionamentos e todas respondidas em até 03 dias úteis, visando homologar o resultado do referido edital na próxima sexta-feira 05/02/2021. 

Em razão de esclarecimentos junto a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais – LAB, estamos realizando todos os esforços necessários para que já nos próximos dias possamos formalizar os Termos de Fomento e o cronograma de repasse dos recursos financeiros para os microprojetos audiovisuais que serão realizados.  

Os contemplados devem aguardar para a próxima semana nosso contato com demais informações a respeito do credenciamento dos projetos. Não é necessário iniciar o trabalho antes da assinatura do Termo de Fomento.

 

Além Paraíba (MG), 29 de janeiro de 2021.

 

André Martins Borges

Coordenador do Ponto de Cultura Estação Digital 

 

Resultado do Edital no Link abaixo (PDF):

userfiles/file/Resultado.pdf 



Outras Notícias...

© Museu de História e Ciências Naturais - 1993 / 2021 - Todos os Direitos Reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer